Bibliotecas incríveis pelo mundo

Gosta de ler e viajar? Então inclua essas bibliotecas no roteiro das suas próximas viagens

25 de outubro de 2021

 

Para quem gosta de ler e viajar, conhecer livrarias e bibliotecas é um ótimo programa em viagens. A gente já mostrou aqui várias livrarias legais espalhadas em diversos países, e agora chegou a hora de mostrar bibliotecas incríveis pelo mundo!

[Publicado originalmente em 7/9/20 e atualizado em 25/10/2021]

 

Biblioteca Vasconcelos – Cidade do México, México

 

 

Com um acervo de mais de 600 mil livros, a biblioteca construída em aço, concreto e vidro chama atenção também pelo esqueleto de baleia branca em exposição (que já esteve no MoMa de NY). O local ainda fica no meio de um jardim botânico repleto de flora nativa do país. Ou seja: um belo passeio.

Saiba mais aqui.

 

Malmö City Library – Malmo, Suécia

Esta biblioteca é o verdadeiro contraste entre a modernidade e a tradição sueca! De um lado, o espaço é um edifício de vidro com enormes janelas de frente para um parque, o *Slottsparken*. De outro, um castelo construído originalmente como um museu em 1901.

O destaque do seu interior é para a organização dos mais de 15 mil m²: há diferentes seções para leitura, áreas de estudo, de jogos e de trabalho – se quiser usar um computador do local, ele estará disponível para você.

Em tempos não pandêmicos, é o local ideal para passar um bom tempinho longe do frio, já que além de um grande acervo de livros do mundo todo – inclusive brasileiros – há um café no térreo e uma área lúdica de leitura e de entretenimento para crianças. Não é à toa que recebe quase 1 milhão de visitantes por ano!

Enquanto ainda não são liberadas as restrições da pandemia, só é permitido visitá-la durante 30 minutos; o que já vale a pena para se encantar com a arquitetura impressionante e a organização impecável.

Saiba mais aqui. Endereço: 3 Regementsgatan, Malmö 21133, Sweden

Deichman Bjørvika – Oslo, Noruega

 

bibliotecas ao redor do mundo

Foto: Divulgação

Localizada no bairro portuário de Bjørvika, a biblioteca foi inaugurada em junho deste ano já com todas as medidas de segurança pós-pandemia e conta com diversas atrações em seus 6 andares: são 450 mil livros, cinema, áreas para ouvir música e gravar podcasts, seção infantil com esconderijos lúdicos, jogos e cafés – além, claro, de muitos espaços iluminados para relaxar e ler.

Onde: Anne-Cath. Vestlys plass 1, 0150 Oslo. Site.


Central Public Library Branch – Seattle, Estados Unidos

 

bibliotecas incríveis

 

No centro da cidade, o visual da biblioteca já chama atenção de quem caminha pelas ruas: o edifício é feito de vidro e aço e tem um formato geométrico diferente. São 11 andares com mais de 1.4 milhões de livros. O espaço contém uma inovadora “Espiral de Livros”, cafés, espaços para crianças, computadores e atividades multimídia.

 

bibliotecas

Foto: Divulgação

Onde: 1000 Fourth Ave. Site.


Vancouver Public Library – Vancouver, Canadá

 

bibliotecas ao redor do mundo

Foto: 604 now

Com design inspirado no Coliseu de Roma, a Vancouver’s Public Library é um dos cartões-postais da cidade canadense. O espaço tem 9 andares que ocupam um quarteirão inteiro e inclui, além de milhares de livros, cafeterias e lojas. Na cobertura, para completar o passeio, tem um jardim projeto pelo escritório Safdie Architects.

Onde: 350 W Georgia St, Vancouver. Site.


Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

 

bibliotecas incríveis mundo

 

Basta entrar ao local, que fica no centro da cidade, para se sentir viajando no tempo. Considerada a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal, a instituição foi criada em 1837, mas o prédio começou a ser erguido em 1880.

Onde: R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro. Site.


Tianjin Binhai Library – Tianjin, China

 

bibliotecas mundo

Foto: ArchDaily

Você já deve ter visto fotos dessa biblioteca incrível no Instagram. O espaço tem 33.700 m² e mais de 1 milhão de títulos. Mas nem tudo é perfeito: não são todas as estantes que têm livros de verdade. As superiores têm as obras estampadas como papel de parede.


Stuttgart City Library – Stuttgart, Alemanha

 

bibliotecas incríveis ao redor do mundo

Foto: JUERGEN POLLAK

O design futurístico e minimalista da biblioteca de Stuttgart já é, por si só, uma atração. Mas ao entrar no espaço o programa fica ainda mais interessante: são 9 andares com uma sala de leitura aberta. A única cor dentro da construção do cubo vem dos próprios livros.

Onde: Mailänder Platz 1, 70173 Stuttgart. Site.


Veja também: Algumas das livrarias mais legais do mundo

Fim

Veja também