brasilia além da esplanada

Brasília além da Esplanada: o que fazer na capital federal

Um roteiro pela cidade feito por quem mora lá!

11 de novembro de 2021

 

O que vem a sua cabeça quando imagina uma viagem para Brasília? Provavelmente, você deve ter lembrado da Esplanada dos Ministérios, onde fica a Catedral, o Museu Nacional e o Congresso. É fato que essas atrações não podem faltar em sua lista, mas a capital do nosso país tem muitos lugares interessantes que vão além do roteiro tradicional. A Paula Cristina, da equipe de conteúdo da Além, mora lá e selecionou 4 locais para curtir e conhecer uma Brasília além da Esplanada!

Texto e fotos: Paula Cristina Cardoso

 

Pontão do Lago Sul

brasilia além da esplanada

Brasília não tem praia… Mas tem o Lago Paranoá! Na sua orla, há um centro de lazer e gastronomia chamado Pontão, onde há uma série de restaurantes e bares. Caminhar pela beira do Lago, assistir ao pôr do sol, passear de lancha e fazer Stand Up Padle também são boas pedidas. Pertinho de lá, está a Ponte Juscelino Kubitschek, um dos monumentos mais belos da cidade.

Endereço: SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul.

Funcionamento: 7h às 00h de domingo à quinta e até às 01h de sexta à sábado. Saiba mais aqui.


Super Quadra 308 Sul

brasilia além da esplanada

Se tem algo em Brasília que chama bastante atenção é sua arquitetura e urbanismo. A Super Quadra 308 Sul é Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e é considerada a quadra modelo da cidade, porque foi construída para ser referência de habitações coletivas às outras do Plano Piloto. Duas das principais atrações são a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Igrejinha e o espelho d’água com carpas do Bloco F.

Em um visita por lá, você verá projetos de grande nomes: paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, projeto urbanístico de Lúcio Costa e construções de Oscar Niemeyer. Mesmo que você não seja um conhecedor de arquitetura, vale a pena ver de perto a história da capital federal por meio de suas paisagens.

(Aproveite a ida e experimente uma fatia da pizza mais tradicional de Brasília que tem um único sabor: molho de tomate e muçarela, da pizzaria Dom Bosco na quadra 107!)

Endereço: SQS 308 – Asa Sul, Brasília


Pató Cafeteria e confeitaria

brasilia além da esplanada café

Localizada na Asa Norte, um dos bairros centrais, a cafeteria artesanal Pató é um verdadeiro charme. O espaço abriu este ano (2021) e conta com um cardápio sucinto, porém, delicioso! Destaque para as tortinhas de maçã ou morango e para o cheesecake de maracujá. É possível ir só para provar no balcão ou também para trabalhar/estudar no local e aproveitar o ambiente ao ar livre.

Endereço: CLN 407 Bloco B, Loja 17 – Asa Norte, Brasília.

Funcionamento: 9h às 19h de quarta a domingo. Saiba mais aqui.


Jardim Botânico

brasilia jardim botanico

Jardins botânicos costumam surpreender pela beleza ornamental da natureza… Aqui não é diferente! O Jardim Botânico de Brasília foi o primeiro do país a ter o Cerrado como principal conservação e, apesar de existirem várias espécies de outros locais, ele não é focado no modelo europeu, mas sim no bioma local.

As principais atrações são quatro jardins temáticos e trilhas para caminhada e ciclismo. Há dois restaurantes no local e um bom passeio é começar o dia com um piquenique por lá! Se puder, prefira ir de carro, pois a distância da entrada aos jardins principais é entre 2 e 3 quilômetros.

Endereço: Smdb Conjunto 12 – Lago Sul, Brasília.

Funcionamento: 9h às 17h de terça a domingo.


 

Veja também: Pan Am Experience: conheça o restaurante dentro de um avião em Brasília

Fim

Veja também