chapadas

Chapadas brasileiras para você desbravar

Não faltam opções por aqui para os amantes de natureza

19 de fevereiro de 2021

 

Quantas chapadas você acha que existem no Brasil? Pelas nossas contas, são pelo menos 7 que valem a visita! E o melhor é que estão distribuídas em diversas regiões do Brasil, ou seja, mais um motivo para viajar por aqui. A seguir, conheça as chapadas brasileiras!

 

Chapada Diamantina

 

O destino costuma atrair diversos tipos de viajantes, afinal, conta com várias atrações que vão de aventura (são 300 km de trilha!) à turismo terapêutico – no Vale do Capão não faltam opções de retiros. Fazem parte da infraestrutura turística da Chapada Diamantina os municípios de Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e as vilas de Igatu e Vale do Capão, ou seja, você pode escolher qualquer uma dessas para se hospedar. Com tantas atrações, é recomendado ficar pelo menos 4 dias na região para aproveitar tudo.


Chapada do Araripe, Ceará

 

Conhecida como “bacia cultural”, a Chapada do Araripe fica ao sul do Ceará, na região do Cariri, e faz divisa com os estados do Pernambuco, Piauí e Paraíba. Tem pontos para a prática de esportes de aventura como rapel e escalada, além de trilhas de ciclismo. No GeoPark Araripe, reserva que possui uma das principais jazidas de fósseis do Brasil, há vestígios de animais pré-históricos que datam de cerca de 110 milhões de anos.


Chapada dos Veadeiros, Goiás

 

Ninguém fica entediado por lá. O destino, localizado a cerca de 230 quilômetros do Aeroporto de Brasília, é repleto de cachoeiras (algumas até mais escondidas), cânions e trilhas na mata. As distâncias entre as atrações são longas, então vale muito a pena alugar um carro, de preferência um 4×4.

Malas Além: em 3 tamanhos e cheias de funcionalidades
sem dadossem dadossem dados

Chapada das Mesas, Maranhão

 

Localizado próximo à divisa com o Tocantins, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é destino certo para quem gosta de trilhas, cachoeiras e lagos – as águas têm um tom azul cristalino, o que deixa a atração mais incrível ainda. A cidade-base da região é a pequena Carolina, que fica a 840 km de São Luís. É bom ter um carro à disposição para aproveitar a viagem.


Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

 

Essa provavelmente é a chapada de mais fácil acesso no Brasil. Localizada a apenas 70 quilômetros de Cuiabá, é daquelas viagens que valem a pena mesmo que seja apenas para curtir o final de semana. O destino se destaca pelas inúmeras cachoeiras – impossível não citar a grande Cascata Véu da Noiva.


Chapada do Guarani, São Paulo

 

Localizado a cerca de 200 quilômetros da capital, fazem parte do circuito da Chapada do Guarani municípios como Brotas, Itirapina e Analândia, onde fica o Parque Ecológico da Ponte Amarela. Na região não faltam opções de rios, cachoeiras e morros para visitar. Parada obrigatória para os amantes de ecoturismo e de atividades como canoagem, rafting e trekking.


Chapada dos Parecis, Mato Grosso

 

Quase na divisa com a Bolívia, a região de Campo Novo do Parecis conta com trilhas ecológicas, circuito arqueológico e diversos rios. Um dos mais conhecidos é o Rio Verde, que chama atenção pelas águas cristalinas e, não à toa, recebeu o apelido de Caribe do Mato Grosso.


Veja também: Vai um pouco de adrenalina aí? Destinos de aventura no Brasil

Fim

Veja também