dunas destinos

8 destinos com dunas para você conhecer

Seja no Brasil, no Marrocos ou no Peru, você não vai se arrepender de visitar

17 de setembro de 2020

 

Se nas últimas viagens você aproveitou dias no mar ou no mato, chegou a hora de explorar lugares onde a atração principal são as montanhas de areia! Reunimos destinos com dunas no Brasil e no mundo para você curtir paisagens incríveis.

 

Lençóis Maranhenses (MA)

 

destinos com dunas

Foto: Roi Dimor

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, entre os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, é o paraíso para quem curte conhecer e fotografar dunas. Afinal, é a maior área com as grandes montanhas de areia no Brasil. Além das lagoas de água cristalina, há passeios em veículos 4×4 para circular no parque e admirar o pôr do sol.

Mais infos aqui.


Parque das Dunas – Natal (RN)

 

Na área urbana de Natal, esta Unidade de Conservação tem estrutura para receber os visitantes: um monitor acompanha grupos em trilhas pela mata, explicando sobre a fauna e flora local, com 350 tipos de plantas nativas e 180 espécies de animais.

Os passeios partem do Bosque dos Namorados, onde há mais de 1.300 árvores da Mata Atlântica.

Mais infos aqui.


Jalapão (TO)

 

dunas destinos

Foto: Turismo TO

No Cerrado de Tocantins, entre cachoeiras e fervedouros com água transparente, as dunas alaranjadas formam um cenário inesquecível entre as serras. Algumas formações chegam a ter mais de 400 metros de altura, com vista para a Serra do Espírito Santo, lagoas e plantações de capim dourado.

É preciso veículo 4×4 para circular por ali: a área das dunas fica a 282 km de Palmas pela TO-255.

Mais infos aqui.

Malas Além: em 3 tamanhos e cheias de funcionalidades
sem dadossem dadossem dados

Mangue Seco (BA)

 

As dunas que são cenário do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, ficam em uma vila na divisa entre a Bahia e Sergipe. Em uma praia com coqueiros, é possível fazer passeios de buggy sobre a areia fina, que toma cerca de 30 km da orla com redes de descanso – e que tal uma pausa para ir aos restaurantes locais e dar um mergulho no mar?


Sossusvlei (Namíbia)

 

Algumas das dunas mais altas do mundo ficam próximas ao povoado de Sesriem, no Parque Namib-Naukluft, na Namíbia. Com tom avermelhado, elas formam vales com o rio Tsauchab.

As expedições são feitas com carros 4×4 e bem cedo, afinal, o calor na região é forte e é preciso disposição para subir nas “montanhas” – a maior delas é a Big Daddy, com cerca de 350 metros.

Mais infos aqui.


White Sands (Novo México, EUA)

 

A areia do Parque Nacional White Sands, no estado do Novo México, é branquinha e brilhante por ser formada por cálcio e diversos minerais. Entre as cordilheiras de Sacramento e San Andres, é possível realizar diversas atividades no parque, como camping, ciclismo, piquenique e trekking.

Mais infos aqui.


Deserto do Saara (Marrocos)

 

Em um dos maiores e mais quentes desertos do mundo, o Saara, há tours, safaris e acampamentos bem estruturados entre as dunas no Sul de Marrocos.

Alguns deles partem da vila rural de M’Hamid El Ghizlane com destino ao “mar de areia” de Erg Chigaga, que é um verdadeiro reduto de dunas. Quem dorme na região é presenteado com um belo céu estrelado.

Mais infos aqui.


Cerro Blanco (Peru)

 

A duna de Cerro Blanco, que chega a ter dois mil metros em seu topo, é o grande atrativo de Nazca, no Sul do Peru. Lá, é possível caminhar e praticar sandboard com vista para o Vale de Nazca e a Cordilheira dos Andes.

Neste passeio e em todos os outros, vale sempre lembrar: leve protetor solar, muita água, óculos e roupas que protegem do sol forte.


Veja também: Cânions no Brasil para você conhecer

Fim

Veja também