museus sao paulo

Museus para visitar em São Paulo

Um roteiro cultural pela capital paulista

22 de janeiro de 2021

 

Atração frequente nos roteiros de viajantes mundo afora, os museus às vezes ficam de lado no nosso próprio país. Por isso, aproveitamos o aniversário da capital paulista, comemorado em 25 de janeiro, para reunir alguns museus para visitar em São Paulo. Olha só:

 

Pinacoteca de São Paulo

 

museus para visitar em sao paulo

Foto: Divulgação

Se você gosta de arte, provavelmente sabe que uma disputada exposição d’OSGEMEOS está em cartaz em São Paulo, mais precisamente na Pinacoteca. Fundada em 1905, a Pina, como é conhecida, é o museu de arte mais antigo da cidade. O passeio vai além do acervo e das mostras: fica na região da Luz, no centro, em um espaço projetado no final do século XIX e que nos anos 90 passou por uma reforma comandada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Saiba mais aqui.


Instituto Moreira Salles

 

museus sao paulo

Foto: Pedro Vannucchi / Facebook IMS

Inaugurado em 2017, a unidade paulista do Instituto Moreira Salles fica em um prédio sustentável de nove andares e pé-direito duplo que chama a atenção de quem passa na Avenida Paulista quase com a Rua da Consolação. São mais de 1.200 metros quadrados dedicados a mostras de arte, cinema e fotografia. No local também há o restaurante Balaio e uma pequena unidade da livraria Travessa.

Saiba mais aqui.

Malas Além: em 3 tamanhos e cheias de funcionalidades
sem dadossem dadossem dados

MASP

 

museus são paulo

Foto: Divulgação

Um dos principais cartões-postais da cidade, o Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e é o primeiro museu moderno do Brasil. Com projeto arquitetônico e expográfico de Lina Bo Bardi, está na Avenida Paulista desde 1968 (antes ficava na rua 7 de abril, no centro) e conta com mais de 11 mil obras em seu acervo.

Saiba mais aqui.


Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 2001 em homenagem a artista Tomie Ohtake, o instituto foca em mostras de artes plásticas, arquitetura e design. O espaço já ganha destaque por si só: localizado no bairro de Pinheiros, o prédio é colorido e com ondulações que chamam atenção.

Saiba mais aqui.


Japan House

 

museus sp

Foto: Divulgação

Criado pelo governo japonês, o museu Japan House tem como objetivo ser um ponto de difusão da cultura japonesa para a comunidade internacional. Com unidades em Londres e Los Angeles, na América Latina a cidade escolhida foi São Paulo. O museu fica na Avenida Paulista e além de exposições conta com lojas, café e restaurante.

Saiba mais aqui.


Museu Catavento

 

museu sp

Foto: Divulgação

Sucesso entre as crianças, o museu é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma delas conta com instalações relacionadas ao tema, como borboletário, sistema solar e ilusões de ótica. O Catavento fica no Palácio das Indústrias.

Saiba mais aqui.


Museu do Som e Imagem

 

museu sp mis

Foto: Divulgação

Um dos mais movimentados de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som recebe programas e exposições badaladas. Já passaram por lá mostras do Castelo Rá-Tim-Bum e do Tim Burton, por exemplo. Além do espaço na Av. Europa, em 2019 foi inaugurado o MIS Experience na região da Água Branca, destinado a exposições interativas como a dos 500 anos de Leonardo da Vinci.

Saiba mais aqui.


Museu Afro Brasil

 

museu afro sp

Foto: Alessandra Aleixo/Facebook Museu Afro Brasil

Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o espaço é destinado a obras que abordam temas como arte, religião e escravidão a partir dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. São mais de 8 mil obras em seu acervo, que vão de pinturas, peças etnológicas a esculturas – todas produzidas entre o século XVIII e os dias atuais.

Saiba mais aqui.

Fim

Veja também