voar de balão

Onde voar de balão pelo mundo

Spoiler: não é preciso sair do país para curtir o passeio!

10 de novembro de 2021

 

Há várias formas de ver lindas paisagens do alto… Uma delas é passeando de balão pelo mundo! Nos cinco continentes, é possível sobrevoar desde a savana africana até grandes templos budistas. Confira a seguir 8 destinos que se destacam pelo balonismo!

Por Paula Cardoso

Capadócia, Turquia

 

 

A melhor maneira de começar é com um dos lugares mais famosos do mundo para voar de balão em uma paisagem de tirar o fôlego: Capadócia, na Turquia! A região é composta por 15 cidades, mas o local específico para o voo é no Parque Nacional de Goreme. É possível ver do alto paisagens montanhosas, casas nas cavernas, animais selvagens e, durante o inverno, a neve cobrindo a paisagem.

Lá, se encontram os maiores balões do mundo, levando até 36 passageiros por cesto. O voo acontecem bem cedo, dependendo do horário do nascer do sol, e dura aproximadamente 1h. O passeio custa cerca de 140 euros por pessoa.

Saiba mais aqui.


Torres, Rio Grande do Sul

voar de balão

Foto: Gustavo Selau

Localizada a 193 quilômetros de Porto Alegre, a cidade de Torres proporciona um voo de balão com uma vista que une mar, serra e rio! É na Praia de Torres, conhecida como Capital Brasileira do Balonismo, que acontece todo ano o Festival Internacional de Balonismo, com competições e apresentações que embelezam os céus.

Os passeios podem ocorrem tanto no nascer quanto no pôr do sol e duram em média 1h30. Os ingressos custam por volta de R$500 por pessoa.

Saiba mais aqui.


Masai Mara, Quênia

 

 

Que tal fazer um safári pelo céu? É no Parque Nacional Masai Mara, reserva ambiental a 255 quilômetros de Nairóbi, que você pode viver esta experiência! A melhor época é de julho a setembro, quando ocorre a grande migração de gnus e de outros animais da Tanzânia para o Quênia. Mas durante o ano todo, ao avistar um animal de interesse – zebras, girafas, leões, elefantes, entre outros – o baloeiro voa mais baixo para vê-los de perto.

Custando cerca de 400 dólares por pessoa, o voo de aproximadamente 1h ocorre ao amanhecer e, com certeza, proporciona uma vista privilegiada da savana africana.

Saiba mais aqui.


Vale do Loire, França

 

voar de balão

Visitar o Vale do Loire, um dos pontos turísticos clássicos da França e famoso por belos castelos, pode ser uma experiência ainda mais interessante voando de balão. Lá de cima, é possível apreciar jardins e campos de girassóis, além dos castelos – por exemplo, o Chenonceau.

Uma das cidades da região mais indicadas para o balonismo é Amboise, a 226 quilômetros de Paris. Com duração aproximada de 1h, o voo custa cerca de 200 euros por pessoa.

Saiba mais aqui.


Bagan, Myanmar

 

 

Imagina ver do alto a cidade com o maior número de templos budistas do mundo? Bagan – conhecida com a cidade dos 3 mil templos – é um dos principais destinos de Myanmar e suas paisagens cheias dos monumentos grandiosos podem ser apreciadas de um ângulo privilegiado durante o voo de balão.

O passeio acontece de outubro a março, quando o clima é favorável para o balonismo, e dura cerca de 1h. Custa aproximadamente 350 dólares por pessoa.

Saiba mais aqui.


Albuquerque, Estados Unidos

Considerada a capital mundial do balonismo, Albuquerque está localizada no Novo México, no Deserto de Chihuahua, e foi cenário da série “Breaking Bad”. Durante nove dias do mês de outubro, quase mil balões sobrevoam a cidade no festival de balonismo mais famoso do mundo, o Albuquerque Balloon Fiesta.

É possível encarar a aventura no amanhecer em cima do deserto no Vale do Rio Grande tanto durante o festival quanto em outras épocas. No evento, o voo custa cerca de 400 dólares.

Saiba mais aqui.


Rio Branco, Acre

 

voar de balão

Foto: Mauricio de Paiva

Já pensou em sobrevoar a Floresta Amazônica de balão? No Sítio Arqueológico Jacó Sá, no Acre, é possível! Além de observar a fauna e a flora amazônica, o passeio sobrevoa os geoglifos, estruturas geométricas escavadas no solo pelos povos que habitavam a região há milhares de anos.

O voo é realizado durante a manhã e por uma única empresa, a EME Amazônia. A duração é em torno de 1h e custa a partir de R$550 por pessoa.

Saiba mais aqui.


Outback, Austrália

 

voar de balão australia

A região do Outback australiano, famosa pelo deserto de areias vermelhas e pelos cangurus, já é uma atração belíssima para se observar do chão; imagina lá do alto! O passeio de balão tem como ponto de partida a cidade de Alice Springs e sobrevoa um dos grandes símbolos da Austrália: a formação rochosa de Uuluru, Patrimônio Mundial pela Unesco.

É possível escolher um voo com duração de 30 ou 60 minutos, que custa a partir de 210 dólares por pessoa.

Saiba mais aqui.


 

Veja também: Como é sobrevoar Nova York em um helicóptero sem portas

Fim

Veja também