pan am experience

Pan Am Experience: conheça o restaurante dentro de um avião em Brasília

Mais do que uma experiência gastronômica, o local se propõe a simular uma viagem de avião nos anos 60 com uma das mais icônicas companhias aéreas da história da aviação

27 de outubro de 2021

 

Como era viajar na década de 60, ou melhor, nos anos de ouro da aviação, com a companhia norte americana Pan American? Você pode viver uma experiência gastronômica e imersiva a bordo do Pan Am Experience Brazil, um restaurante temático em Brasília que, adivinha: fica dentro de um avião! Confira!

Por Paula Cardoso

O que é?

A Pan Am Experience Brazil é um restaurante – em um formato fora do comum – no centro da capital Federal. A comida é servida nas poltronas de um avião restaurado nos moldes dos primeiros Boeings 707 que voaram na Pan American World Airways na década de 60. Alguns elementos também fazem referência à companhias aéreas brasileiras como Varig, VASP e Transbrasil. Mais do que isso, a experiência é uma simulação de um voo do começo ao fim: desde o check-in e a tripulação até os vídeos nas telas e o serviço de bordo.

O espaço foi inaugurado em agosto deste ano (2021) e já proporcionou duas vivências diferentes, uma simulando um voo para Paris (ORY), em setembro, e outro para Roma (FCO), em outubro. A ideia é que a cada mês o destino mude e, junto a ele, o cardápio. A próxima, em novembro, será com destino à Lisboa (e já está esgotada!).

Os jantares ocorrem somente nas sextas-feiras e nos sábados, com duração média de 3h e lotação máxima de 45 pessoas. É preciso fazer o agendamento com antecedência no site oficial.

pan am experience brasilia

História e Curiosidades

Por que os anos de 1960 eram considerados os anos de ouro da aviação? Na época, viajar de avião era algo bastante restrito e caro. Os passageiros desfrutavam de luxo, menus elaborados e servidos em louças de porcelana e metal, além de acesso ao bar com bebidas à vontade.

A Pan Am, companhia aérea criada nos Estados Unidos em 1927, foi a principal do mundo durante várias décadas. Foi uma das responsáveis por tornar a aviação mais segura, pioneira em modelos de avião, como o Boeing 707 e 747 e, não menos importante, transportou ninguém mais ninguém menos que os Beatles para Nova York em sua primeira turnê internacional!

pan am experience

Como é a experiência?

A Além foi conhecer de perto a proposta do restaurante e embarcou no voo – sem sair do chão – com destino à Roma. De início, é importante diferenciar as duas categorias disponíveis, Primeira Classe (R$190) e Classe Executiva (R$120). Há algumas diferenças entre as duas que serão especificadas nas divisões a seguir:

Check-in e embarque

Logo na entrada, o visitante (ou melhor, passageiro) é direcionado às duas bancadas de check-in – uma para a primeira classe e outra para a executiva – onde recebe seu cartão de embarque personalizado. A atenção aos detalhes também está na tela com informações do voo, horário de embarque (às 19h30), duração estimada e temperatura no destino.

Em seguida, há dois ambientes distintos para aguardar o início. Para a classe executiva, a espera ocorre em um terminal de embarque, com acesso a um café que abre de terça a domingo das 9h às 18h30, o Dumont Coffee e Co. (É uma boa opção pra quem não vai para o jantar, mas deseja ver o avião de pertinho!) Já para a primeira classe, é liberado o acesso a uma Sala VIP com poltronas, sofás, bebidas e pequenos aperitivos.

 

pan am brasilia

Voo

Chegou a hora de embarcar! Os passageiros são direcionados ao avião e convidados a sentarem nas suas poltronas. Na primeira parte ficam as fileiras da primeira classe com poltronas originais da Transbrasil, de duas em duas, e, na parte de trás, as da classe executiva, de três em três. Em cada uma das categorias de serviço há um pequeno lounge com poltronas.

Na hora da decolagem, são feitas demonstrações dos protocolos de segurança em caso de emergência no voo e apagadas as luzes. Um vídeo que simula a decolagem passa nas telas enquanto sons e pequenos tremores compõem o ambiente. Entretenimentos audiovisuais parecidos também acontecem da hora do pouso.

Como parte do serviço de bordo, os visitantes recebem álcool em gel, cobertor e, na primeira classe, um kit com nécessaire, caneta e tag para mala; além de uma toalhinha quente para lavar as mãos antes de comer.

restaurante avião

Cardápio

Apesar da vivência como um todo ser rica em detalhes e já fazer você se sentir voando, uma das partes mais aguardadas é a refeição, ou melhor, as quatro refeições. Tanto na classe executiva quanto na primeira, são servidos um aperitivo, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

A diferença é que os pratos mudam, há mais de uma opção na primeira classe e lá a comida é servida em louças originais da Varig, da VASP e/ou da Transbrasil. A cartela de bebidas também se altera: a oferta de vinhos é diferente, além do espumante à vontade na primeira classe enquanto na outra somente com o drink Mimosa (suco de laranja e espumante). No geral, são servidos água, refrigerantes, suco de uva, um drink de espumante de boas-vindas e, ao fim, café.

restaurante avião em brasilia

Vamos ao Menu? Importante destacar que qualquer restrição alimentar e necessidade de pratos vegetarianos ou veganos devem ser informadas na hora da compra do ingresso! Durante a “viagem” à Roma a sequência foi:

Classe Executiva

Aperitivo: Canelone de abobrinha;

Entrada: Salada fresca de macarrão;

Prato principal: Polpettone ao molho de tomate acompanhado por polenta cremosa;

Sobremesa: Tiramisú.

Primeira Classe

Aperitivo: Dupla de brusquetas;

Entrada: Mini pão com manteiga e salada de burrata com folhas verdes e berinjela;

Prato principal: Bracciola ao molho de vinho tinto acompanhado por polenta e/ou macarrão ou Macarrão “concha” recheado com ricota ao molho rose;

Sobremesa: Panacota com calda de pistache, queijos e sorvete de frutas vermelhas.


Saiba mais no site oficial.

 

Veja também: Uma viagem no tempo por vários destinos

Fim

Veja também