parques em são paulo

Existe verde em SP: parques em São Paulo para visitar

Nem só de pedra é a selva paulistana

19 de novembro de 2021

 

Que São Paulo é uma selva de pedras, não é surpresa para ninguém. Mas além da correria de cidade grande e muitos prédios, a capital também conta com espaços de muito verde. A seguir, conheça alguns parques em São Paulo que valem a visita!

 

Parque Augusta

 

parques em são paulo

Inaugurado no início de novembro na região central, é o 111º parque público da capital. Além do gramadão para relaxar e fazer piquenique, tem cachorródromo, equipamentos de ginástica e brinquedos para crianças. Fica próximo à estação Mackenzie do metrô.


Parque Ibirapuera

 

Localizado na zona sul da capital, é o parque mais famoso da cidade e tem 1.584.000 m² de área – ou seja: muita coisa para fazer! Inaugurado em 1954, tem nomes como o do arquiteto Oscar Niemeyer no projeto. O passeio vale tanto pela natureza quando pelas atrações culturais como Bienal, Oca e Museu de Arte Moderna.


Praça das Corujas

 

Bem no meio da Vila Madalena, bairro boêmio da capital, tem essa pequena praça gostosa para passeio – até um córrego passa por lá! Reinaugurada em 2011, há pista para correr e andar de bicicleta, área para crianças e uma horta comunitária chamada Horta das Corujas cheia de frutas e legumes plantados lá mesmo.


Parque do Povo

 

Com vista para os prédios envidraçados da região da Faria Lima, o Parque do Povo foi inaugurado em 2008 e conta com gramadão, quadras e equipamentos de ginástica de baixo impacto. Ao redor há distribuídas cerca de 30 espécies de plantas. Aos domingos, a ciclofaixa de lazer liga o parque ao Ibirapuera e Villa-Lobos.


Parque Belém

 

parques em são paulo

O bairro do Belenzinho, na zona leste da capital, também tem um parque para chamar de seu. Com uma área de 210 mil m², o espaço conta com diversas opções de lazer como playground, quadras poliesportivas e pista de corrida. Para quem curte natureza, é uma opção para encontrar árvores frutíferas pouco conhecidas, como araçá-amarelo e gabiroba.


Parque Villa-Lobos

 

parques em são paulo

Foto: Reprodução/Sp.gov

Fundado em 1989 na zona oeste da capital, o parque ocupa uma área de 732 mil m² e, não à toa, costumava receber em épocas normais cerca de 20 mil pessoas aos finais de semana. Não falta o que fazer por lá: além do gramadão para relaxar, há pista de skate, tabelas de street basketball, campos de futebol e bosque.


 

Veja também: Uma volta por parques urbanos no Brasil e no mundo

Fim

Veja também