livros para ler e viajar pela áfrica

7 livros para ler e viajar por países da África

Obras para conhecer países do continente africano antes de viajar para lá – ou para matar as saudades

27 de agosto de 2020

 

A leitura é uma boa alternativa para quem quer viajar sem sair de casa. De uns tempos para cá, a literatura africana tem ganhado bastante destaque e é uma ótima pedida para conhecer mais sobre as culturas, histórias e tradições dos países do continente.

Selecionamos 7 livros para você viajar pela África!

 

Nigéria

 

livros africa

 

Hibisco Roxo – Chimamanda Ngozi Adichie

A influência da colonização na Nigéria é pano de fundo na trama de Kambili, uma adolescente de 15 anos que vem de uma família bem-sucedida financeiramente, mas que lida diariamente com um pai que não aceita as tradições primitivas do povo nigeriano. Ao passar uns dias na casa da tia, que vive em condições precárias, ela abre seus horizontes para novos valores.

Veja mais aqui.


Moçambique

 

livros africa

 

Terra Sonâmbula – Mia Couto

O primeiro romance do renomado escritor Mia Couto se passa na Moçambique pós-independência. Em fuga da guerra civil, o velho Tuahir e o menino Muidinga se abrigam em um ônibus incendiado cheio de corpos carbonizados. À beira da estrada, eles encontram um diário com relatos de uma das vítimas. A partir daí, o livro narra duas histórias em paralelo: a registrada no diário e a dos protagonistas.

Veja mais aqui.


Veja também: Livros para viajar pelo mundo

 

Quênia

 

livros africa

 

Um grão de trigo – Ngugi wa Thiong’o

O processo de independência do Quênia faz parte da trama do livro. Mugo, considerado herói pelos habitantes da aldeia de Thabai, atuou com Kihika, mártir da luta contra o domínio inglês, e não delatou seus companheiros durante o tempo em que ficou preso. O assunto volta à tona no dia da independência, quando ex-ativistas planejam expor o suposto traidor que levou Kihika à morte.

Veja mais aqui.


Nigéria

 

Os pescadores – Chigozie Obioma

A trama se passa nas cidades de Akure e Yola e aborda não só a vida de uma família, mas as reviravoltas pelas quais a Nigéria passou nos anos 90. Enquanto o pai planeja um futuro promissor para os filhos, na esperança que as eleições de 1993 dessem início a um governo democrático, os meninos encontram um louco conhecido por profetizar desgraças e isso é o bastante para mudar o rumo da família.

Veja mais aqui.

 


Zimbábue

 

livros africa

 

Esperança para voar – Rutendo Tavengerwei

A vida do Zimbábue de 2008, que lida com uma grave crise política, é o cenário das histórias contadas pela adolescente Shamiso. Ao longo da obra, ela relata sua rotina após a morte do pai, jornalista de oposição, e os desafios de sua família para se sustentar em um país atingido pela corrupção e autoritarismo.

Veja mais aqui.


África do Sul

 

livros africa

 

Desonra – J.M. Coetzee

Na trama, David Lurie é um professor de literatura que tem um caso com uma aluna e, ao ser expulso, vai morar na casa de campo de sua filha, em uma área rural da África do Sul. Lá, ele tem contato com a nova realidade da sociedade pós-apartheid.

Veja mais aqui.


Ruanda

 

livros africa 2

 

A mulher de pés descalços – Scholastique Mukasonga

A obra nasce a partir dos conflitos enfrentados pelas mulheres de Ruanda nas lutas entre as etnias Tutsi e Hutu e do genocídio de 1994. A escritora, que é da etnia tutsi e na época já era radicada na França, acompanhou à distância os acontecimentos e o impacto que isso teve em sua família. Através de memórias e fatos, ela dá voz à história de um momento importante para a cultura do país.

Veja mais aqui.


Veja também: Algumas das livrarias mais legais do mundo

Fim

Veja também