Tours virtuais por museus no Brasil e no mundo

Do Louvre, em Paris, à Pinacoteca de São Paulo, viaje sem sair de casa através desses tours por museus

28 de abril de 2021

 

Saudades de visitar um museu? Então por que não aproveitar aquela pausa estratégica no home-office para explorar algum museu pelo mundo? Do Louvre, em Paris, à Pinacoteca de São Paulo, aqui no Brasil, espaços culturais criaram passeios virtuais para receber visitantes de qualquer lugar do planeta. Reunimos abaixo alguns tours virtuais por museus para você escolher. É só clicar e aproveitar a viagem sem sair de casa!

Pinacoteca de São Paulo

 

tours virtuais museus

Foto: Reprodução

Agora todo mundo pode explorar as obras dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como OSGEMEOS. A Pinacoteca disponibilizou um tour virtual em 360º que passa por mais de 1.000 itens expostos. Reserve um tempinho para navegar pelos 10 espaços dedicados à mostra, as 7 salas expositivas, o Octógono, o Hall e o Pátio. Programão!

Saiba mais aqui.


Museu do Louvre – Paris, França

 

tours virtuais por museus louvre

Foto: Reprodução

O museu, que é um dos mais visitados do mundo, conta com mais de uma forma de visitá-lo virtualmente: além do tour 360º pelas salas, por onde você interage com botões que trazem mais informações sobre as obras, eles também têm um banco de dados digital com mais de 480 mil peças divididas em coleções como pinturas, esculturas e objetos.

Faça o tour virtual aqui. Explore o acervo digital aqui.


Teatro-Museu Salvador Dalí – Figueres, Espanha

 

tours virtuais por museus salvador dali

Foto: Reprodução

Pense em um museu diferente: pronto, você está no Teatro-Museu Salvador Dalí, idealizado pelo próprio artista em sua cidade natal e, claro, cheio de referenciais às suas obras surrealistas – o prédio por si só, aliás, é como se fosse um enorme objeto. Pelo tour virtual 360º é possível navegar por cada área do espaço em seus mínimos detalhes e conhecer as obras expostas.

Saiba mais aqui.


Museu Nacional da China – Pequim, China

 

tours virtuais museus

Foto: Reprodução

Com cerca de 70 mil metros quadrados, este é um dos maiores museus do mundo. Lá dentro, 48 galerias abrigam 1.4 milhões de itens de coleção, que vão desde objetos, livros raros a obras de arte. Cada um deles aborda um pouco da história chinesa. A visita virtual conta até com trilha sonora – que você pode desativar, claro.

Saiba mais aqui.


Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

 

tours virtuais museus rio de janeiro

Foto: Reprodução

Um dos cartões postais mais recentes do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, zona portuária da cidade, e chama atenção por sua arquitetura diferente. Dá para conhecê-lo virtualmente através do tour pela mostra “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões”, que ficou em cartaz fisicamente até 2019.

Saiba mais aqui.


O mundo a um clique – Google Arts & Culture

falamos dele aqui, mas não custa repetir: o Google tem uma plataforma dedicada à arte e cultura que conta com imagens, vídeos e tours virtuais por diversos espaços culturais do mundo. Depois de ver os que a gente indicou, vale explorar mais por lá!

Saiba mais aqui.

Fim

Veja também