lamington austrália

Viajando da cozinha: Lamington, Austrália

Simples e fácil de fazer, o bolinho típico australiano é uma boa pedida para o lanche da tarde

12 de março de 2021

 

Que tal um bolinho para acompanhar o café entre uma reunião e outra no home-office? E melhor ainda: e se esse bolinho te fizer viajar, ainda que só pela sensação, para outro país? A receita da vez na nossa seção Viajando da cozinha é a de Lamington e tem como destino a Austrália!

O bolo de pão de ló coberto com chocolate e coco apareceu pela primeira vez por volta de 1900 em um jornal de Queensland e é um dos quitutes mais tradicionais na Austrália. Tanto, que tem até uma data só dele: o Dia Nacional do Lemington é celebrado em 21 de julho.

A seguir, aprenda a fazê-lo em casa!

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
125 g de manteiga
150 g de açúcar
2 ovos
120 ml de leite
1 pitada de sal

Como fazer:

1) Em uma tigela, coloque, peneirando, a farinha, o fermento e o sal. Em outro, bata a manteiga, a essência de baunilha e o açúcar até que fique um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, a mistura da farinha e o leite e siga batendo.

2) Numa forma retangular untada e enfarinhada, despeje a mistura. Coloque no forno preaquecido e deixe assar por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por algumas horas. Caso queira recheá-lo com a calda ou uma geléia, por exemplo, a hora é agora.

3) Para fazer a calda, coloque em um recipiente o cacau e o açúcar de confeiteiro. Na panela em fogo baixo, coloque o leite e 1 colher de manteiga. Depois que a manteiga derreter, coloque a mistura de cacau com açúcar. Vá misturando até que fique uma calda homogênea e não muito líquida.

4) Derrame a calda sobre o bolo, corte-o em pedaços e sirva!

Veja também:

Viajando da Cozinha: Shakshuka, Israel

– Viajando da Cozinha: Torta Rogel, Argentina

 

Foto do abre: The Lemon Apron

Fim

Veja também