Shakshuka Israel

Viajando da cozinha: Shakshuka, Israel

Conheça um dos pratos típicos entre os israelenses e o reproduza em casa!

4 de março de 2021

 

Por aqui, continuamos na busca por jeitos de viajar mesmo sem sair de casa, e uma das formas que encontramos foi o Viajando na Cozinha, nova seção em que a cada semana traremos a receita de um prato típico de algum país. Depois de uma passadinha pela Argentina com a Torta Rogel, chegou a vez de visitar Israel através do Shakshuka!

Apesar do nome complicado, a receita é bem simples e esse é o motivo pela qual se popularizou. Ao que tudo indica, o prato surgiu na região da Tunísia e foi levado para Israel pelos imigrantes do norte da África que tinham poucos recursos financeiros. Lá, virou tradição e hoje é comum encontrar Shakshuka nas refeições dos israelenses, principalmente na hora do café da manhã.

Ingredientes:

4 ovos
1 lata de tomate pelado em cubos
½ pimentão vermelho
½ cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de orégano seco
1 pitada de pimenta calabresa seca
sal a gosto

 

Como fazer:

1. Descasque a cebola e o alho, corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e divida uma das metades em cubos pequenos (a outra não é necessária nesta receita).

2. Aqueça em fogo médio uma frigideira e, em seguida, regue com azeite e adicione a cebola e o pimentão. Coloque uma pitada de sal e deixe refogar por cerca de 4 minutos (ou até que fique murcho). Adicione o alho e a pimenta e mexa por 1 minuto.

3. Em fogo baixo, acrescente o tomate pelado e tempere com orégano e sal. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos e mexa até encorpar.

4. Com uma espátula, abra 4 cavidades no molho. Em paralelo, quebre os ovos em uma tigela e os transfira, um de cada vez, à frigideira – eles devem cozinhar nos buracos abertos no molho. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

5. Em seguida, tampe a frigideira e cozinhe por mais 3 minutos. As claras devem ficar cozidas, e as gemas, moles. Depois é só servir com pão.

*receita inspirada na do Panelinha.com

Malas Além: cheias de funcionalidades
sem dadossem dadossem dados

Veja também: Receitas – 8 bebidas de inverno de outros países

 

Fim

Veja também